IRPF 2019, quem pode ser dependente?

Atualizado: 17 de Jul de 2019



Todo início de ano, por meio de Instrução Normativa, a Receita Federal do Ministério da Economia, publica as orientações necessárias à apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física.


De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.871, de 20 de fevereiro de 2019, podem ser declaradas como dependente, na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício de 2019, a (s) pessoa (s) que atender (em) as condições necessárias em relação ao titular da declaração, conforme demonstrado a seguir:



Podem ser consideradas dependentes as pessoas que, de acordo com a tabela acima, mantiveram relação de dependência com o declarante, mesmo que por menos de doze meses no ano-calendário de 2018, como nos casos de nascimento e falecimento. O valor da dedução anual é de R$ 2.275,08 por dependente. No caso de dependentes comuns e declarações em separado, cada titular pode deduzir os valores relativos a qualquer dos dependentes comuns, desde que cada dependente conste em apenas uma declaração. É obrigatório informar o número de inscrição no CPF dos dependentes. Os rendimentos, bens e direitos dos dependentes devem ser relacionados na declaração em que constem como dependentes.

Clique aqui para acessar a lista de documentos necessários para entrega de seu IRPF 2019.
13 visualizações

Obrigada por ter lido esse post até o final. Se você gostou, comente aqui e compartilhe!

POSTS RECENTES